História

Especialista em embalagens PET (tereftalato de etileno) para o setor de HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos), a história da Spiltag iniciou suas atividades há mais de 27 anos, com o interesse do patriarca da família; Luiz Augusto, em empreender no mercado de etiquetas. Em 1995, ele criou a Spiltag, cujo início do nome é oriundo do sobrenome da família, unido à palavra “tag”, que, em inglês, significa etiqueta.

Contudo, em uma feira de negócios, conheceu a resina PET (tereftalato de etileno) e vislumbrou naquele momento uma forte oportunidade no setor de bebidas carbonatadas e alimentos no Brasil.

Em 1995, Luiz Augusto Spila comprou a primeira máquina nissei, de origem japonesa e referência mundial na produção de garrafas pet (tereftalato de etileno), e assim nasceu a Spiltag, uma indústria que valoriza, desde sua criação, a excelência no controle de qualidade de seu produto.

Com o falecimento de Luiz Augusto Spila em 1996, sua esposa, Darlene de Pádua Melo Spila, assumiu a gestão da empresa e pôde contar com a orientação de um grupo de diretores entre 1997 e 2012.

Dentre esse período, viu-se um aumento significativo do dólar e uma maior presença das multinacionais no mercado brasileiro de embalagens PET (tereftalato de etileno) para bebidas. Requeria-se, portanto, cada vez mais especialização, capacitação e diferenciação para sobreviver a esse mercado.

Seguindo o exemplo inovador de seu fundador e, novamente, aproveitando as oportunidades de mercado, a Spiltag tornou-se pioneira nacional ao trazer as embalagens PET (tereftalato de etileno) para o setor de HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos), principalmente em pequenos volumes, respondendo à demanda desse mercado por embalagens de fabricação ágil e boa resistência química e mecânica.

Em 2012, Luiz Gustavo Spila, sucessor da família, assume a presidência da empresa, trazendo, com ele, uma nova visão de gestão, capaz de preservar as boas práticas instauradas por seus pais, e, além disso, modernizar processos e portfólio para que a Spiltag avance em direção à sua visão de negócio: tornar-se referência mundial em embalagens PET (tereftalato de etileno) para o setor de HPPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos).

Desde então, a cada novo ano, a Spiltag investe fortemente em melhoria contínua de seus processos, instaurando reconhecidas políticas de gestão, como a implantação do pensamento lean, para acompanhar o mercado nacional e internacional de embalagens, adquirindo equipamentos mais modernos e, claro, capacitação de toda sua equipe, de acordo com as estratégias definidas.

Documentos e certificações
Entre em contato com a Spiltag

    Lean Thinking

    O Lean Manufacturing é o pilar de organização interna da Spiltag. Com esta estratégia, transformamos nossos processos e também a postura de nossos colaboradores, que se mantêm comprometidos e engajados com a jornada de desenvolvimento da empresa.

    Desenvolvido pela Toyota na década de 1950, o Lean é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade. Com ela, buscamos:⠀

    • Melhoria contínua;
    • Redução de custos;⠀
    • Agilidade na produção;⠀
    • Maior capacidade produtiva;⠀
    • Melhorias do ambiente de trabalho para os funcionários;⠀
    • Atender às expectativas dos clientes.⠀

    Através de metodologias como o Lean, a Spiltag segue se desenvolvendo e se especializando em entregar soluções para embalagens com eficiência e excelência.

    Sutentabilidade

    Certificada pela ISO 14001, a Spiltag conta com uma estrutura organizacional comprometida com a proteção do meio ambiente, buscando oferecer opções sustentáveis aos seus clientes, como:

    • Uso de resina reciclável PET-PCR (pós-consumo reciclado) na transformação de todo seu amplo portfólio. A resina PET-PCR é fornecida por indústrias cuja resina é homologada pela anvisa e contempla a carta de não objeção pelo FDA (food and drug administration).
      Para minimizar os impactos com as alterações de cor, trabalhamos com opções de aditivos.
    • Aditivo oxi-biodegradável, transformando os principais tipos de plásticos e contribuindo assim para a preservação do meio-ambiente.

    Qualidade

    A qualidade dos produtos Spiltag é reflexo de um rigoroso controle e padronização de processos que se inicia na especificação e recebimento da matéria-prima e se estende tanto na produção industrial das embalagens e vedações (processos ISBM e injeção plástica), quanto no atendimento e na entrega do produto. A Spiltag possui a certificação ISO 9001 e 14001, que garantem padrões de qualidade na produção, comercialização e respeito ao meio-ambiente por parte das empresas do mundo todo. Ao contar com a Spiltag, você encontrará qualidade comprovada!

    Política Integrada

    Oferecer soluções em embalagens plásticas e serviços aos clientes de forma ágil, flexível e inovadora, orientada pelas diretrizes estratégicas da organização e o pensamento Lean, comprometendo-se com a melhoria contínua dos elementos fundamentais do negócio a todas partes interessadas.

    Produzir com alta qualidade, no menor tempo possível e com rentabilidade sem abrir mão de prevenir a poluição, minimizar os impactos ambientais, reduzir a geração de resíduos, o consumo de energia elétrica e água. Capacitar e valorizar as pessoas em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Atuar com firmeza na prevenção de lesões, acidentes e danos ocupacionaisatendendo aos requisitos legais e outros aplicáveis a qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional.

    APROVADO PELA DIREÇÃO EM MARÇO 2016

    Internacionalização

    Ao se tornar uma associada à Think Plastic Brazil, a Spiltag se firmou no cenário internacional. O Think Plastic Brazil é o programa de exportação e internacionalização dos plásticos transformados brasileiros, que disponibiliza um portfólio de soluções para indústrias do setor. É promovido pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a Apex-Brasil (Agência brasileira de promoção de exportações e investimentos), com o apoio institucional da Abiplast (Associação brasileira da indústria do plástico) e da abiquim (associação brasileira da indústria química).
    Brasileira, a Spiltag tem a oportunidade e a responsabilidade de representar o Brasil na Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, México e Paraguai; bem como expandir sua internacionalização!

    Relações Comercial

    A Spiltag conta com um time de vendedores e representantes especializados e proporciona uma experiência incrível de atendimento, com soluções standard, personalizadas e completas aos clientes dos segmentos de HPPC e Petcare, bem como um time de marketing e inteligência, atento às movimentações de mercado e preparado para direcionar a Spiltag e seus parceiros.

    Ações de RH

    Nossos valores estabelecem um padrão de relacionamento que orienta nossa atuação com todos os públicos, sejam clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros e até mesmo a comunidade. Somos uma empresa que atua com ética, respeito, transparência e disciplina.

    Por essa gestão diferenciada, investimos muito em capacitação profissional e em bem-estar corporativo, transformando a cultura organizacional com relações internas mais zelosas e amistosas. Essas ações beneficiaram as relações entre gestores e colaboradores para que toda a equipe Spiltag esteja alinhada na busca pela excelência no controle de qualidade de seu produto.